Instituto Econometrix

Fundadores

Adriano Sarquis Bezerra de Menezes. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará; Especialização em Economia pela Sloan School of Management, do Massachusetts Institute of Technology – MIT, Boston-USA; Mestre em Macroeconomia e Finanças Públicas pelo Curso de Aperfeiçoamento em Economia do Nordeste – CAEN/UFC; Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ; Foi Chefe do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste – ETENE/BNB; Diretor de Estudos Econômicos do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – IPECE, do Governo do Estado do Ceará; Professor de Economia na Universidade de Fortaleza-UNIFOR.


Antônio de Castro Queiroz Serra. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará; Mestre em Administração Financeira pela Universidade Federal de Minas Gerais; Especialista em Bancos e Financiamento do Desenvolvimento pela Associación Latinoamericana de Instituciones Financeras de Desarrollo – ALIDE; Doutorando em Planejamento Regional e Desenvolvimento Territorial pela Universiade de Barcelona; Foi Professor  de Economia da Universidade de Minas Gerais-UFMG; Foi Professor de Economia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerias-PUC-UF+MG; Foi Professor de Economia na Faculdades Reunidas Newton Paiva em Belo Horizonte.


Antônio de Pádua Franco Ramos. Administrador e Advogado. Foi Técnico em Desenvolvimento Econômico do BNB, Secretário do Planejamento dos Estados do Ceará e do Piauí, Presidente dos bancos dos Estados do Ceará e do Piauí, Superintendente-Adjunto da SUDENE e Pró-Reitor de Planejamento da UECE.


José Nicácio de Oliveira. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará; Foi jornalista na cidade de João Pessoa, capital do Estado da Paraíba; Mestre em economia pela Universidade de Vanderbilt, Tenessee; Especialista em Desenvolvimento Econômico pelo Economic Development Institute – EDI/World Bank Institute, Washington-DC; Foi Chefe do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste – ETENE/BNB; Foi professor de Economia na Universidade Estadual do Ceará.


Lauro Chaves Neto. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará; Especialista em Administração Contábil e Financeira pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas – EASP; Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará; Doutorando em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona; Foi Presidente do Conselho Regional de Economia – CORECON; Foi Presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF; Foi Conselheiro do Centro Industrial do Ceará – CIC; Consultor do Banco Mundial; Professor da Graduação e Pós-graduação na UFC, UECE e UNIFOR.


Manuel Osório de Lima Viana. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará – UFC; Mestre em Economia Agrícola pela University of California, Berkeley; Livre-Docente em Desenvolvimento Sustentável pela UFC; É Fellow do LEAD Institute – Leadership for Environment and Development; Membro da International Society for Ecological Economics – ISEE e Sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica – ECOECO; Especialista em Desenvolvimento Econômico e Social pelo Institut d’Etudes du Développement Economique et Social – IEDES – Université de Paris; Foi Professor do Departamento de Teoria Econômica, do CAEN e do PRODEMA, da UFC; Foi Técnico em Desenvolvimento Econômico – TDE, do ETENE e do DEPLA, Banco do Nordesdte do Brasil – BNB e Economista do Departamento de Análise de Projetos e do Departamento de Planos e Programas, do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID; Ex-Assessor para o Ensino Superior, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, do Governo do Estado do Ceará; Ex-Superintendente do Instituto de Planejamento Municipal (IPLAM), da Prefeitura Municipal de Fortaleza.


Osmundo Evangelista Rebouças. Economista pela UFRJ; Mestre e PhD pela universidade de Harvard(EUA); foi professor da FEA-USP; Técnico do IPEA; Deputado Federal constituinte; Diretor do Banco do Nordeste; trabalhos publicados nas áreas de Macroeconomia, finanças públicas e economia regional; Presidente do Conselho deliberativo da CARE Brasil-SP(1998-2001); Expositor em conferências nacionais e internacionais; consultor de empresas.


Pedro Jorge Ramos Vianna. Sócio fundador do  Portal Econometrix e da TPJ Economistas Associados, com 40 anos de experiência na área da Ciência Econômica. Foi Diretor do SistemaEC/BA BNDECE. Foi chefe do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste-ETENE, do BNB. Foi Vice-Presidente da Associação de Bancos de Desenvolvimento – ABDE. Foi Professor Titular em Ciência Econômica da Universidade Federal do Ceará. Foi Professor Pesquisador do Seminar Fiir Allgemeine Betriebswirtschaftslehre, Beschaffung und Produktpolitik, e do Institut Für Finanzwissenschaft, ambos da Universidade de Colônia (Alemanha). Especialista nas áreas de Economia Internacional e Ciência Tributária.


Pedro Sisnando Leite. Economista com pós-graduação em desenvolvimento econômico e planejamento regional em Israel. Atualmente é vice-presidente do Instituto do Ceará (Histórico,  Gegráfico e Antropológico) e da Academia de Ciências Sociais do Ceará, bem com sócio fundador da Academia Cearense de Ciências. É professor titular  (aposentado) do programa de mestrado (CAEN) da Universidade Federal do Ceará, onde foi também Pró-Reitor de Planejamento. No Banco do Nordeste, ocupou o cargo de economista  e Chefe da Divisão de Estudos Agrícolas do Escritório Técnico de Estudos Econômicos(ETENE). No período de 1995-2002, exerceu a função de Secretário de Estado de Desenvolvimento Rural do Ceará. Publicou cerca de 40 livros em sua área de especialização e escreveu muitos artigos para jornais e revistas.


Valfrido Salmito Filho. Formado em Filosofia pelo Convento São Francisco em Olinda-PE. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia do Ceará e pela CEPAL; Especialista em Pequenas e Médias Indústrias, com estágio patrocinado pela ONU, no Banco de Crédito Industrial em Duesseldorf e nos Institutos de Pesquisa de Bielefeld, Hamburgo, Kiel e Berlim, na República Federal da Alemanha. Foi Diretor de Crédito Rural e Cooperativo do Banco do Nordeste do Brasil. Foi Superintendente da SUDENE. Foi assessor parlamentar do Banco do Nordeste do Brasil, junto à Constituinte de 1988, para criação do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste – FNE.


 

André Luiz Lopes Vianna. Sócio fundador do Portal Econometrix e da OPUS Projetos Sistemas, atuando há mais de 10 anos nas regiões Norte e Nordeste do Brasil na área de projetos de Tecnologia da Informação e na prospecção de mercados para novos investimentos. Foi Diretor da Divisão de Informática do Fórum Clóvis Beviláqua. Foi Diretor da Divisão de Sistemas e Métodos do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Engenharia de Software pela Universidade de Fortaleza. Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza.