Instituto Econometrix

Nossa História

O Instituto Econometrix nasceu a partir da organização de um grupo de estudos, em 2011, para analisar a situação atual do Nordeste e oferecer contribuições inovadoras visando à  transformação da sua situação ecosocioeconômica.

Chamado, em seu início, de Grupo de Estudos do Desenvolvimento Sustentável – GEDS, o Grupo é formado por técnicos, tais como economistas, advogados, cientistas políticos, administradores, especialistas na área financeira, todos com largos conhecimentos e experiência sobre a economia do Ceará e do Nordeste.

A ideia de criar o Grupo de Estudos surgiu no início do ano de 2010. No decorrer desse ano, foram efetuados vários encontros nos quais eram discutidas as propostas de trabalho no intuito de conquistar número expressivo de participantes. Assim, em janeiro de 2011, aconteceu a primeira reunião oficial do GEDS. Ao todo, foram realizadas, no citado ano, doze reuniões ordinárias e seis reuniões extraordinárias com a participação efetiva de dezoito profissionais das áreas mencionadas acima.

As reuniões iniciais direcionaram-se a determinar qual o primeiro trabalho a ser realizado pelo Grupo, e culminou na elaboração de um documento, chamado ‘Termos de Referência’,  contendo diretrizes para o desenvolvimento do Nordeste, no contexto da economia regional do Brasil, para os próximos 20 anos.

Entretanto, após um balanço dos diversos assuntos abordados durante o ano de 2011, tornou-se clara a necessidade de se criar uma entidade perene com a função de estudar e oferecer contribuições para solução de problemas que, por séculos, assolam a Região Nordeste. Assim, alguns membros do GEDS concordaram em formar uma associação sem fins lucrativos, cujos objetivos e diretrizes gerais estão descritos na nossa página Institucional.